Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62139
Compartilhe esta página
Título: | BLOG BIOLAGOA : uma ferramenta de divulgação científica para estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das mudanças climáticas e na conservação da lagoa central do município de Lagoa do Carro – PE |
Autor(es): | RODRIGUES, Beatriz Maria |
Palavras-chave: | Blog educativo; Ciências Ambientais; Educação Ambiental; Emergência Climática; Recursos Hídricos |
Data do documento: | 20-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | RODRIGUES, Beatriz Maria. BLOG BIOLAGOA: uma ferramenta de divulgação científica para estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das mudanças climáticas e na conservação da lagoa central do município de Lagoa do Carro – PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | As mudanças climáticas são uma das questões mais urgentes e desafiadoras da atualidade, pois causam impactos adversos em diferentes áreas da sociedade, além de provocar mudanças nos padrões da precipitação, afetando os ciclos naturais de água e comprometendo a disponibilidade de recursos hídricos em diversas regiões. Diante desse cenário, o desenvolvimento de um Produto Técnico e Tecnológico (PTT) foi pensado em virtude da poluição ambiental de uma lagoa, ponto turístico da cidade de Lagoa do Carro – PE. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi de promover a sensibilização ambiental da comunidade local quanto à conservação da lagoa central da cidade de Lagoa do Carro – PE. Para isso foi elaborado o blog “BioLagoa”, que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ODS 4 (Educação de Qualidade); ODS 6 (Água Potável e Saneamento); ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). Assim desenvolveu-se uma pesquisa-ação com os estudantes do 1 ao 3o ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Dr. Francisco Siqueira Carneiro da Cunha que foi executada em 4 etapas, sendo essas: Exploratória; Formação teórica dos estudantes e desenvolvimento de conteúdo educativo para o Blog; Realização de uma Feira Científica com os estudantes do 3o ano; Desenvolvimento do blog BioLagoa. A validação do PTT foi feita através da aplicação de dois questionários diferentes destinados aos alunos e professores de diferentes áreas do conhecimento. Os resultados indicaram que o blog revelou-se ser uma ferramenta dinâmica e eficaz para promover o aprendizado, o engajamento e a conscientização ambiental. Além disso, quanto aos critérios da CAPES (aderência, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade), em uma escala de 0 a 5, o blog foi avaliado e validado com uma avaliação satisfatória com notas entre 4 e 5 para todos os critérios avaliados. O Blog BioLagoa mostrou-se ser uma ferramenta inovadora e eficaz para abordar questões relacionadas as Ciências Ambientais no contexto escolar, mostrando-se ser uma ferramenta de divulgação científica acessível e um canal de ativismo climático, permitindo que o conhecimento produzido na escola ultrapasse seus muros e alcance diferentes esferas sociais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62139 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Beatriz Maria Rodrigues.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons